Pedagogia‎ > ‎Pedagogia da Fé‎ > ‎

Terceiro Domingo da Quaresma

Publicado a 18/03/2017, 16:22 por CNE JN Oriental Webmaster
Desafio: conhecer e seguir Jesus

Diz Jesus, numa meditação dos Exercícios Espirituais de S.Inácio: «Minha vontade é conquistar todo o mundo e todos os inimigos, e assim entrar na glória de meu Pai; portanto, quem quiser vir comigo, há-de trabalhar comigo, para que seguindo-me na pena, me siga também na glória» (EE.95). Mas, porque razão é que Jesus nos chama a segui-lo na pena, ou seja, a renunciar a nós próprios e a tomar a cruz? Porque o nosso caminho para a glória do Pai é esse mesmo: seguir o caminho de Jesus porque ele é o Caminho que Deus nos oferece a todos nós. A Igreja é Corpo de Cristo, que é a Cabeça da Igreja. Por isso, a Igreja, Corpo de Cristo, não pode desejar para si um caminho diferente da Cabeça da qual é Corpo, para que, seguindo a Cristo na Paixão o siga na glória da Ressurreição! Por isso, a Paixão de Cristo é a Paixão da própria Igreja.  Temos que percorrer o mesmo caminho de Jesus. Quando algum cristão deixar de caminhar, de lutar interiormente e deixar de ser perseguido por causa da verdade e por causa de Cristo, provavelmente significará que já se adequou ao mundo… está já num inexorável processo de decadência… os seus dias estão contados… é sal que perdeu a força e luz que se extinguiu...
Por isso, se Jesus me diz “segue-me!” não tenho tempo a perder. Abraço a cruz e digo a Jesus: seguir-te-ei, Senhor! Que eu nunca me afaste de ti.
Aviso à navegação: não me esquecer do desafio de dedicar diariamente um tempo de meditação do evangelho de cada dia.

Ċ
CNE JN Oriental Webmaster,
18/03/2017, 16:22
Ċ
CNE JN Oriental Webmaster,
18/03/2017, 16:22
Comments